Pular para o conteúdo principal

UNASUL E CDS

A União de Nações Sul-Americanas foi criada em 2008 com o objetivo de fortalecer a integração dos povos sul-americanos.Seu organograma é formado por Conselho de Chefes de Estado, Ministros das Relações Exteriores e Delegados e uma Secretaria Geral com sede em Quito, Equador. Há também os conselhos setoriais temáticos (energia, infraestrutura, saúde, desenvolvimento social, problema mundial das drogas, economia e finanças, eleições, educação, cultural, ciência, tecnologia e inovação, segurança cidadã, justiça e coordenação contra a delinquência organizada).

A UNASUL, ademais de cumprir com o seu objetivo de integração dos povos da região, também tem prestado relevante serviços no que tange a defesa e a promoção da estabilidade regional. Neste sentido, podemos citar a crise separatista do Pando na Bolívia (2008), crise entre Colômbia e Venezuela (2010), o apoio à ordem constitucional e democrática no Equador quando da sublevação de sua polícia nacional (2010), além disso em 2010 a Cúpula de Georgetown inseriu a cláusula democrática por meio do Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo. Esse instrumento jurídico foi fundamental na ocasião da deposição sumária do presidente Fernando Lugo, processo que foi unanimemente considerado como ruptura da ordem democrática no Paraguai e ocasionou sua suspensão.Em 2013 restituída a ordem democrática ele reingressou no Mercosul.

Com o fito de integrar os povos sul-americanos é necessário que haja a integração física. Neste sentido, o Conselho de Infraestrutura e Planejamento da UNASUL (Cosiplan) é o principal foro de condução do processo de integração regional. Ele incorporou a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) como foro técnico e como acumulo de projetos que datam da década de 2000. Um dos resultados do Cosiplan é o Plano de Ação Estratégica (2012-2022) que estabelece um conjunto de ações específicas e uma agenda prioritária de projetos composta de 31 iniciativas de caráter estratégico e de alto impacto.

Do ponto de vista jurídico político os textos fundamentais da UNASUL são o Tratado Constitutivo da UNASUL e o Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo da UNASUL. 

O Conselho de Defesa Sul-Americano

Tem como antecedente a I Conferência dos Ministros da Defesa da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA) em 2006, Bogotá, cuja finalidade é consolidar na América do Sul uma área de paz e estabilidade  e promover a coordenação mais eficaz contra as ameaças enfrentadas pelos estados - membros. A criação da CDS também se serviu da crise envolvendo Venezuela e Equador de uma lado e Colômbia de outro que ficou conhecida como Angostura. O que ocorreu foi a violação territorial perpetrada por Colômbia no afã de eliminar alguns altos membros das Farcs que estavam em território equatoriano e venezuelano. A crise mostrou a necessidade da américa do sul possuir um órgão permanente de diálogo e de criação de confiança uma vez que as gestões na OEA apresentavam-se notadamente desequilibradas em função da presença norte americana. Colômbia e EUA possuem acordo militar de assistência no caso do narcotráfico, não obstante, permaneceram isolados naquele foro no caso em tela.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Escola Inglesa - Martin Wight e Hedley Bull - Clássicos de RI -Parte 1

Na década de 1950 alguns intelectuais ingleses se juntaram no Comitê Britânico com a finalidade de discutir uma teoria de política internacional que não se prendesse somente aos debates entre realismo e liberalismo. A ideia era formar um centro de  pensamento em relações internacionais próprio que espelhasse o entendimento britânico sobre a matéria. Para Hedley Bull o interesse nos estudos internacionais que ocorriam tanto nos EUA quanto na Inglaterra era o reflexo do papel de inserção internacional de um e o declínio de outra. Assim, em 1958, com o apoio da Fundação Rockefeller, reuniram - se historiadores, diplomatas, filósofos, jornalistas e economistas em torno desse centro e os trabalhos publicados por eles deu origem ao que se convencionou chamar de  Escola Inglesa de Relações Internacionais.           As principais contribuições dos estudiosos da Escola Inglesa para a teoria de relações internacionais foram a superação ...

Vinte anos de Crise - E.H Carr Clássicos de RI

Elegância de pensamento, inteligência, observação  rigorosa da realidade são atributos destacáveis desse homem que nasceu em 1892, formou-se em Cambridge em Estudos Clássicos, ingressou no serviço diplomático participando da conferencia de paz de Versalhes, atuando como professor de política internacional e publicando em 1939, no começo da II guerra mundial, seu livro mais conhecido: Vinte anos de crise. O propósito do livro de Edward Hallet Carr é contra-atacar o defeito, flagrante e perigoso, de todo pensamento, tanto acadêmico quanto popular, sobre política internacional nos países de língua inglesa de 1919 a 1939: o quase total esquecimento do fator poder. O capítulo primeiro trata do nascimento da ciência  política internacional. Em 1914, o estudo da política internacional estava em sua infância pois o período imediatamente anterior ( La belle époque) havia trazido um elemento de estabilidade que fez com que estudos na área caíssem em esquecimento. Segundo Engels...

REGIME INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

A formação de um regime internacional* se iniciou com as conferências científicas da ONU que reuniam especialistas e pesquisadores para debater sobre os problemas do meio ambiente. Nomeadamente tivemos duas conferências neste aspecto: a Conferência das Nações Unidas para conservação e Utilização dos Recursos Naturais  (CNUCUNR), em 1949, e a Conferência de Paris para especialistas em biosfera (CPB), em 1968, nesta última alcançou-se o consenso sobre a indivisibilidade entre as sociedades humanas e os sistemas naturais. Ambas se restringiram ao debate com a comunidade epistemológica e científica. Mudança significativa no que diz respeito à abrangência de público (estados, cientistas e ongs) e à importância histórica foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (CNUMAH), também conhecida por Conferência de Estocolmo em 1972.Essa conferência desenvolve o conceito de ecodesenvolvimento que nas palavras de Maurice Strong, figura central nos debates sobre o me...